A Metodologia do Futebol Brasileiro – Vide Bula


Schattenspiele_01

Este medicamento deve ser mantido ao alcance das crianças!

A metodologia do futebol brasileiro, caso viesse com bula, deveria ter marca registrada ( * ) e conter o seguinte:

Informações ao Paciente

Metodologia é o estudo das diferentes maneiras como se ensina.

Portanto, essa maneira de se ensinar, procura resgatar a tradição e a essência do futebol brasileiro, que se construiu mais espontaneamente, através dos jogos populares, disseminada em campos de várzea, campinhos, praias e espaços urbanos improvisados, o que nos garantiu um estilo próprio, peculiar, belo e refinado de jogar futebol, que se aproxima da arte.

É o jeito brasileiro de jogar futebol tão admirado em todo o mundo.

Informações Técnicas

Ação esperada do medicamento: para que este método funcione, há a necessidade de se criar ambientes favoráveis e adequados capazes de provocar estímulos e que possam, além de trazer informações, facilitar o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades, desenvolvendo atletas com condições de solucionar problemas, dentro e fora de campo.

O método deverá ser pautado no jogo. Dessa maneira, dará condições de formar atletas adaptados ao seu contexto, e não formar atletas deficientes na leitura do jogo ou malabaristas com a bola nos pés.

Informação Técnica Adicional:

Pautar pelo jogo significa procurar desenvolver as competências técnicas, táticas, físicas e emocionais dentro do contexto em que são requeridos no jogo de futebol.

Indicações

Este remédio é indicado para a construção e resgate de atletas talentosos, criativos e inteligentes: os antigos Camisas 10.

Indicado para atletas e seus formadores que pretendam desenvolver um rico repertório de possibilidades de respostas para as diferentes e imprevisíveis situações de jogo.

Contra-Indicações

Não há contra-indicações para esse método. Jogue e brinque a vontade.

Precauções e Advertências

Ao priorizar o ensino fragmentado dos fundamentos (chute, passe, lançamentos, dribles etc.), de forma limitadora, repetitiva e individual, estamos nos distanciando dos aspectos mais criativos, do imprevisível, do intuitivo, do lúdico, do coletivo e das necessárias tomadas de decisão que caracterizam a essência do jogo de futebol.

Reações Adversas / Colaterais

Pode causar estranheza à muitos que assistem de fora este processo de desenvolvimento. Principalmente se não presenciarem práticas tradicionais de treinos, como chutes a gol, dribles em cones, jogadas ensaiadas onde todos respeitam o script etc.

Posologia

Ministrar através de pequenos, médios e grandes jogos, onde os aspectos lúdicos, competitivos e de constantes desafios possam estar inseridos.

Dosar de acordo com o grau de desenvolvimento (da iniciação à especialização), respeitando os níveis de maturação em cada faixa etária.

( * ) A marca registrada do futebol brasileiro é o talento técnico de seus jogadores, caracterizado principalmente pela sua capacidade de improvisação e criatividade.

Anúncios

2 comentários

  1. fabinho sc · outubro 14, 2009

    Pontos de Venda: favor consultar todas as escolinhas.
    OBS: Produto indisponível na maioria delas. Que pena!!!

    • Tega · outubro 14, 2009

      Bem lembrado, Fabinho!! Um forte abraço, meu amigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s