Copa de 2014 – Progresso e Ordem


copa2014_blatter.jpg.jpeg

“…E se futebol pode ser educação e cultura, não temos uma grande oportunidade de tirarmos proveito disto como país de terceiro mundo?”

O advento de uma Copa do Mundo, para qualquer país, pode ser assimilado como uma grande oportunidade de aceleração do crescimento – um verdadeiro PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) * em forma de gols.

Desde 30 de Outubro de 2007, data do anúncio oficial da FIFA indicando o Brasil como sede da Copa de 2014, pouco caminhou-se na direção de uma visão mais estratégica sobre como todos nós – do Chefe Maior ao torcedor comum – poderemos contribuir para fazermos deste evento, não só um grande espetáculo do futebol mundial, mas uma plataforma ampla de melhorias à nossa nação, principalmente em mudanças significativas que estão além das condições mais básicas de infra-estrutura.

O futebol pode ser uma poderosa ferramenta de educação e cultura de um povo, dependendo da forma como o utilizamos. E se futebol pode ser educação e cultura, não temos uma grande oportunidade de tirarmos proveito disto como país de terceiro mundo?

De maneira colaborativa e participativa, podemos fazer surgir tanto idéias quanto envolvimentos e compromissos na construção não só de uma melhor e saudável estrutura para o nosso futebol, mas sobretudo de um país melhor.

Todos sabemos que não vamos mudar a estrutura do futebol profissional brasileiro do dia para a noite. É preciso começar passo-a-passo. É preciso, entre outras coisas, equacionar os problemas administrativos e de gestão dos clubes. E nisto estão envolvidos problemas frequentes vistos no nosso dia-a-dia, como violência nos estádios, política na venda de ingressos, proposta dos clubes formadores de atletas, comportamento das torcidas, ética dos dirigentes esportivos, entre outros assuntos.

A Universidade do Futebol tem um papel importante neste momento, não somente no auxílio à capacitação e qualificação de profissionais, mas na conscientização e divulgação de temas que possam trazer mudanças significativas para o bem do futebol brasileiro e mundial.

* http://www.brasil.gov.br/pac/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s