O Saber de Cada Um


Einstein_Knowledge Service Center.JPG.jpeg

Reflexões do Mestre João Batista Freire.

Somos muito críticos as vezes com jogadores e técnicos que dizem coisas de senso comum.

Por exemplo, um técnico de futebol sem formação acadêmica, que ao dar entrevista, fala coisas óbvias e que qualquer torcedor mais antenado falaria.

“Como é possível que uma pessoa como esta, que sabe tão pouco, comande uma grande equipe?”

Mas este técnico sabe pouco? Talvez ele apenas não consiga expressar o que sabe.

O saber acumulado, com a experiência do dia-a-dia, tornou-se conhecimento, só que não consegue ser traduzido em discursos falados ou escritos.

No entanto, este técnico é um grande vencedor e que já mostrou repetidas vezes que isso talvez não seja somente obra do acaso ou da sorte. Seu conhecimento contribuiu para diversas conquistas.

Mas se este conhecimento não consegue ser expressado e não vem à público, como saberemos o que ele sabe? Todos nós estamos perdendo com isso.

Há algo a ensinar a este técnico?

Como transformar o conhecimento guardado em discurso falado e escrito?

Desafio este da Universidade do Futebol, que poderá revelar o enorme conhecimento que muitos profissionais possuem e, ao mesmo tempo, enriquecer o conhecimento de muitas outras pessoas.


Anúncios

2 comentários

  1. PÉRICLES NUTTI · maio 15, 2009

    Realmente, acontece isso, mesmo eu sendo sãopaulino fanático, sei que o Muricy é um excelente treinador, mas reconheço que infelizmente, em suas entrevistas, ele usa sempre aquelas frases feitas…encaichou o ataque e defesa, bola no chão, bola no ar (ele fala bola no ar e não bolas altas..rs), trabalhar forte, tem que manter o foco e etc., isso quando ele não está de mal humoe e quase nem responde as perguntas..rs..creio que o Departamento de Marketing do SPFC, deveria rever essa questão, pois o treinador ao dar entrevistas após os jogos, tenha ele ganhado ou perdido, está falando diretamente com os torcedores, que querem ouvir o que aconteceu, porque foi substituido algum jogador, porque o que foi treinado não resultou em gols e etc., e não encarar as perguntas dos jornalistas como pessoais, ofensivas e hilárias ou sem nexo! Quem na maioria das vezes quer saber dessas respostas, são essencialmente a torcida deste time, portanto, acho que além do saber treinar e vencer campeonatos, tem que ter sim um certo preparo, tanto acadêmico quanto técnico

    • Tega · maio 17, 2009

      Oi Péricles! Obrigado pelo comentário. Legal você ter passado por aqui e colocado alguns pontos importantes relacionados ao perfil do técnico do futebol. Um abraço e apareça sempre.
      Tega

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s