Meu Brasil, brasileiro


124339.jpg

“She’s just seventeen, you know what I mean…”

Justificar os atos cometidos por atletas de 17 anos com a lendária frase, é perder boa parte do crédito que ainda nos resta como País do Futebol.

Quando John e Paul escreveram: “She’s just seventeen, you know what I mean…”, estava deliciosamente implícito o que cada um poderia pensar a respeito.

Eram anos românticos e o melhor do nosso futebol ainda estava por vir.

Mas quando esta mesma frase é utilizada para justificar os atos cometidos por atletas de 17 anos, que utilizaram o futebol como falta de educação, violência e nenhuma cidadania (para não dizer selvageria!), perdemos boa parte do crédito que ainda nos resta como País do Futebol.

O Corinthians foi expulso do mundial Sub-18 realizado na Espanha e está sumariamente suspenso desta competição pelos próximos cinco anos.

O Real Madrid vencia por 4 X 0 quando houve uma briga generalizada provocada por atletas corinthianos que culminou na eliminação e suspensão do clube no torneio oficial da Fifa.

As cenas gravadas pelo canal Teledeporte são lamentáveis e certamente irão correr o mundo todo, divulgando internacionalmente a imagem do Corinthians, porém de um aspecto nada positivo.

No caso de mais pessoas se iludirem com as recentes vitórias nas eliminatórias para a Copa de 2010, seguem algumas constatações do futebol brasileiro, e de maneira bem didática:

O ATLETA

Acha que a educação (escola) é concorrente da sua profissão. Ser jogador de futebol bem sucedido dispensa todo ‘esse trabalho’ de estudar.

Não percebe que ter suas inteligências mais desenvolvidas hoje, pode significar num melhor rendimento dentro de campo… agora.

O DIRIGENTE

Acha que escola pública é sinônimo de ensino. No fundo, também acha que escola pouco combina com futebol.

Discursa sobre formar cidadãos antes de atletas, mas não sabe como ou de que maneira fazer disso uma realidade.

Acha que Assistente Social, Psicólogo e Pedagogo são profissionais que não entram em campo para fazer gol.

A MÍDIA

Vai utilizar este triste episódio da equipe Sub-18 do Corinthians para explorar os buracos da estrutura de formação dos clubes e vender notícia. É pouco.

GOVERNO

Está preocupado em construir hardwares para a Copa de 2014. O software, vem funcionando bem há décadas e não precisa de upgrade.

E para finalizar:

O S.C. Corinthians Paulista deverá punir os jogadores envolvidos na confusão.

Anúncios

4 comentários

  1. Adilson (Mancha) · junho 10, 2009

    Caro Amigo Daio,
    Tudo o que se fala a respeito da educação que os atletas e todos os cidadãos devem receber é a mais pura verdade, porém ainda existem muitas mentalidades retrógradas que não enxergam isto,é o caso que aconteceu recentemente perto de nós , no Paulista F.C. , que não aceitaram a ideia de que os garotos tem que estudarem e receberem orientações de profissionais preperados para isso,esta é uma das razões que o Clube esta nesta situação.

  2. fabio figueiredo · junho 9, 2009

    Tiveram os atletas todos os exemplos possíveis.
    Resta aos responsáveis a grande oportunidade da mudança eqto é tempo, pois educação e esporte podem parecer coisa distintas mas, definitivamente não são.

  3. Antonio Afif · junho 8, 2009

    Só podemos lamentar. Tudo o que poderia ser dito a respeito da violência (veja o caso dos torcedores vascaínos e corintianos) já foi dito. A cultura do querer levar vantagem em tudo ainda está arraigada no país (infelizmente). É algo que vem de cima para baixo.

  4. clovis junior · junho 8, 2009

    A metodologia (se é que existe) na formação dos futuros atletas é arcaica. Pobre futebol brasileiros e mais pobres ainda são os envolvidos neste processo. Me impressionou de maneira negativa quando é citado acima, que a escola é concorrente da profissão, realmente este é o pensamento de todos ,lamentávelmente. A subcultura permanecerá viva e será alimentada por muito tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s