A Transição para o Futebol Espetáculo do Século XXI


ad_mundial_futbol_s20_canada_01_miniatura.jpg

Trechos do Projeto de Mestrado que estão tirando o tempo de dedicação a este Blog ;)

“Vivemos em pleno século XXI e o nosso melhor produto interno bruto – o futebol brasileiro – ainda trata as novas e complexas demandas deste esporte como no século passado.
O ‘Futebol Espetáculo do Século XXI’ no Brasil poderia ser considerado a partir do momento em que houvesse investimentos consistentes – financeiros e intelectuais – na capacitação de seus agentes diretos (atletas, gestores de campo e gestores administrativos), na inovação em tecnologia, na educação, e na pesquisa e desenvolvimento da indústria desse esporte, que é o mais praticado no mundo.

Os atletas de futebol serão privilegiados nas análises, na busca do entendimento e reflexão sobre o papel da educação em sua performance e na utilização do futebol espetáculo como tema gerador de construção social, cidadania, educação e cultura. Será necessário também entender o papel dos gestores, de campo e administrativos, como co-responsáveis diretos desse complexo processo de desenvolvimento e na própria modernização do esporte em nosso país.

Esta é uma tarefa que implica num processo de mudança cultural e que não ocorre espontaneamente. Tais ações trarão uma vantagem competitiva enorme em relação àqueles que ainda entendem que estas questões podem ser resolvidas de forma amadora.

Outra reflexão importante será sobre a estruturação formal das carreiras do futebol e em como proporcionar acesso a esta nova realidade. Como podemos pensar no desenvolvimento sustentado da indústria do futebol em nosso país se não consideramos graduações específicas às carreiras deste esporte, permitindo embasamento teórico-prático, e que vise a compreensão deste complexo sistema do qual o futebol está inserido?

Alguns dos Objetivos Específicos propostos:

• Identificar e analisar o perfil acadêmico e profissional dos agentes que atuam diretamente no futebol: atletas, gestores de campo e gestores administrativos;

• Analisar o papel da educação na performance dos atletas de futebol;

• Analisar e comparar o processo de desenvolvimento de atletas no Brasil e na Europa;

• Analisar e discutir a criação de um currículo formal para o Atleta de Futebol Brasileiro, suas tendências e impactos futuros;

• Analisar a proposta de educação pelo trabalho como metodologia de capacitação profissional no futebol e oportunidade de formalização das carreiras no futebol ao ensino superior;

• Analisar a história, tendências e perspectivas da EAD (Educação a Distância) e tecnologias interativas no Brasil e no Mundo (…)”

A sarna pra se coçar é grande…

Mas o estímulo e vontade em conseguir achar respostas e um melhor rumo ao nosso futebol também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s