Sobre o Autor

 

IMG_2598

Muito cedo, Eduardo Conde Tega já dava sinais de que o futebol teria um lugar privilegiado em sua vida. Na região onde cresceu, em Jundiaí, interior de São Paulo, teve a oportunidade de correr atrás da bola de diferentes pesos, cores e tamanhos pelos amplos espaços urbanos da cidade, campinhos e quadras. Mesclou, assim, este aprendizado “natural”, cunhado na “pedagogia da rua”, com a principal escolinha de futebol de salão da cidade, ampliando seu repertório de habilidades e gestos técnicos. Ainda moleque, já se destacava dos demais garotos da mesma idade.

Por mais de 15 anos, atuou como atleta de futebol de salão e futebol de campo – da base até o alto rendimento – passando por clubes tradicionais na formação de atletas. Disputou campeonatos nacionais e internacionais, morou no exterior, conheceu culturas diferentes e, principalmente, fez muitos amigos através da bola.

Licenciado em Educação Física e bacharel em Administração de Empresas com Pós Graduação em Administração e Marketing no Esporte pela ESPM-SP, faz parte da quarta turma do Master in European Sport Governance da UEFA.

Casado, 43 anos e pai de três moleques, hoje é CEO da Universidade do Futebol movido pela convicção de que o futebol pode contribuir para uma mudança significativa a favor da educação, da cultura e da cidadania, no Brasil e no mundo.

Através deste trabalho, organiza e coordena serviços e consultorias pelo Brasil e no exterior, moldados para clubes, federações, secretarias de esporte, escolas de futebol, sindicatos, universidades, ONGs etc.

A Universidade do Futebol é um projeto igualmente maravilhoso e ambicioso. Foi concebido pelo prof. João Paulo Medina, um dos mais respeitados profissionais do futebol brasileiro e internacional. Lançada em 2003, a Universidade do Futebol é uma instituição brasileira, especializada em processos de aprendizagem e disseminação do conhecimento do futebol, que incentiva e estimula o estudo e a pesquisa desta manifestação esportiva e cultural em todas as suas dimensões.

Desde então, a Universidade do Futebol® trabalha para ser referência no Brasil e no mundo. A partir de estudos, pesquisas e sistematização metodológica do jeito brasileiro de jogar futebol, têm na criatividade, na imaginação e na busca de excelência seus ingredientes fundamentais. Entender esta “pedagogia da rua”, que deu origem ao talento do futebolista brasileiro e sistematizá-la metodologicamente, constitui-se um dos grandes focos dos especialistas em pedagogia do esporte ligados ao projeto. Este trabalho vem sendo vivenciado e construído com a participação efetiva e compromissada de Tega, que soube juntar sua experiência como atleta e profissional do futebol à sua sólida formação acadêmica.

Esta proposta vem sendo aprofundada por ele, em conjunto com especialistas da Universidade do Futebol, através de contatos com destacados profissionais e entrevistas com grandes ex-atletas, além de jovens talentos atuais brasileiros. A partir daí, novos conceitos metodológicos são formulados, buscando-se superar visões fragmentadas e tecnicistas por abordagens que adotem os princípios da complexidade, da visão sistêmica, da “pedagogia da rua”, da “teoria do jogo” entre outros, no desenvolvimento de talentos e do próprio jogo de futebol.

Aficionado por tecnologia e inovação, ultimamente vem se dedicando ao processo de estimular o interesse pelo jogo à crianças e jovens, bem como no envolvimento em temas mais complexos que facilitem a aprendizagem em larga escala, com qualidade e ricas experiências.

Tega acredita que o Brasil poderá um dia, enfim, tornar-se um centro de excelência na formação de profissionais do futebol. Também sonha em ver o Brasil como uma nação de primeiro mundo, onde a educação e a verdadeira cidadania possam ter o valor e destaque que devidamente merecem.

Anúncios