Sobre o Autor

IMG_2598

Muito cedo, Eduardo Tega já dava sinais de que o futebol teria um lugar privilegiado em sua vida. Na região onde cresceu, em Jundiaí, interior de São Paulo, teve a oportunidade de correr atrás da bola de diferentes pesos, cores e tamanhos pelos amplos espaços urbanos da cidade, campinhos e quadras. Mesclou, assim, este aprendizado “natural”, cunhado na “pedagogia da rua”, com a principal escolinha de futebol de salão da cidade, ampliando seu repertório de habilidades e gestos técnicos. Ainda garoto, já se destacava dos demais garotos da mesma idade.

Por mais de 15 anos, atuou como atleta de futebol de salão e futebol de campo – da base até o alto rendimento – passando por clubes tradicionais na formação de atletas. Disputou campeonatos nacionais e internacionais, morou no exterior, conheceu culturas diferentes e, principalmente, fez muitos amigos através da bola.

Licenciado em Educação Física e bacharel em Administração de Empresas com Pós Graduação em Administração e Marketing no Esporte pela ESPM-SP, faz parte da quarta turma do Master in European Sport Governance da UEFA.

Casado, 44 anos e pai de três moleques é movido pela convicção de que o futebol pode contribuir para uma mudança significativa a favor da educação, da cultura e da cidadania, no Brasil e no mundo.

Desde 2012 esteve como CEO à frente da Universidade do Futebol, instituição brasileira criada em 2003 especializada em processos de aprendizagem, estratégias de ensino online e disseminação do conhecimento do futebol e que conquistou ao longo dos anos o reconhecimento e a credibilidade da comunidade a serviço do desenvolvimento integral de pessoas e profissionais que trabalham ou pretendam trabalhar com o esporte.

Aficionado por tecnologia e inovação, Tega tem contato constante com as principais escolas do futebol mundial e vem dedicando seu tempo em diferentes áreas da inovação no futebol: tecnológica, metodológica e social, bem como no envolvimento em temas mais complexos que permitam acelerar o desenvolvimento e a governança no esporte.

Tega acredita que o Brasil poderá um dia, enfim, tornar-se um centro de excelência na formação de profissionais do futebol. Também sonha em ver o Brasil como uma nação de primeiro mundo, onde a educação e a verdadeira cidadania possam ter o valor e destaque que devidamente merecem.

Palavras-chave: Analytics, Big Data, Criatividade, Inteligência Artificial (AI), Imaginação, Governança, Machine Learning, Neurociência, Neuroplasticidade, Qualidade do Jogo, Responsabilidade Social, Social Bonds.

Anúncios