Sobre o Futebol

O futebol é uma das mais destacadas manifestações culturais do mundo contemporâneo. Entretanto, apesar de ser admirado por milhões de pessoas e praticado por homens, mulheres, jovens e crianças em praticamente todos os países, é ainda um fenômeno pouco estudado e explorado nas suas diferentes dimensões, em especial as sociais e educativas.

A derrota do Brasil para a Alemanha por 7 x 1 na última Copa do Mundo realizada no Brasil deveria ter sido um divisor de águas em relação à modernização do futebol brasileiro, com reflexos positivos às demais modalidades esportivas. Entretanto, ainda é preciso mudar radicalmente a correlação de forças entre os setores mais conservadores e reacionários que ainda dominam o futebol e os setores que buscam mais transparência, valores éticos, gestão profissional, progresso científico e inovações para este que é o esporte mais popular do mundo.

Estamos passando da hora em reunirmos as forças que acreditam no real desenvolvimento e no potencial do futebol brasileiro numa perspectiva mais humana, onde as ações sócio-educativas possam contribuir para a formação de massa crítica nesta área, impulsionando e alicerçando as mudanças necessárias para o crescimento e valorização do esporte e consequentemente de seus profissionais, professores, jovens, estudantes e toda a população que direta ou indiretamente esteja conectada pelo futebol.

E esta contribuição ao processo educacional e à capacitação profissional é uma das preocupações básicas do autor deste Blog, já que todos nós sabemos que educação, saúde, cultura, cidadania são alguns dos aspectos mais estratégicos no desenvolvimento sustentado de qualquer país.

Anúncios